Tipos de sociedades
Os principais tipos de sociedade que destacaremos são: sociedade simples,  sociedade limitada, sociedade cooperativa e firma individual. Segue abaixo um pequeno resumo das principais características e diferenciais de cada uma delas.
   
1)Sociedade Simples
engenhariaÉ um tipo de sociedade não empresarial. Trata-se de uma sociedade econômica administrada por pessoa jurídica que realiza atividade intelectual ou presta algum serviço juntamente com profissionais da mesma área (advogados, médicos, engenheiros, contadores, escritores, artistas).

 
 
2)Sociedade Limitada
Corresponde ao tipo de sociedade na qual cada sócio possui uma cota dentro da empresa. As responsabilidades de cada um são limitadas ao montante de capital que investe. Porém, também respondem solidariamente pela integralidade do capital social. Corresponde a aproximadamente 90% das empresas no Brasil: o nome da empresa vem acrescido pela expressão “Ltda”.

3)Sociedade Cooperativa
É uma espécie de empresa em que se forma uma sociedade com número ilimitado de pessoas para prestar algum tipo de serviço à sociedade. O controle nesse tipo de negócio é mais democrático, pois cada pessoa representa um voto.

Pode ser constituída por operários com intuito de melhorar as condições trabalhistas sem a interferência de um patrão. Pode ser, ainda, uma cooperativa social, criada para incluir socialmente pessoas em desvantagem (desempregadas, sem instrução, jovens de comunidades carentes) no mercado de trabalho, prestando algum serviço de necessidade social, como cuidar do lixo reciclável, por exemplo.

4)Firma Individual
individual
Esse tipo de negócio não é uma sociedade. É um tipo de negócio explorado por uma pessoa física; portanto, toda responsabilidade é do titular. O patrimônio do empresário se confunde com o da empresa e, muitas vezes, serve para cobrir as despesas contraídas em nome dela. Geralmente, obtém lucro através da comercialização.