Os acionistas são identificados pelas pessoas que possuem parte do capital de uma empresa. Este capital é representado pelas ações. Ou seja, eles compram uma ação de uma companhia aberta e passam a participar do lucro da companhia recebendo bonificações e dividendos.
Eles podem fazer parte de dois grupos:
O acionista possui uma série de direitos que podem ser divididos em duas categorias: essenciais e modificáveis.
Direitos Essenciais: são os direitos básicos do acionista, ou seja, poderá ter participação nos lucros, direito de recesso, de fiscalização (por meio do conselho fiscal) e participação dos ativos da companhia, caso aconteça a liquidação.
Direitos Modificáveis: eles estão ora sob efeito da lei, ora do estatuto da empresa. Além disso, são direitos capazes de se estender para todos os acionistas ou possuir alguma classe de ações excluídas.
São aqueles que possuem o controle da companhia, escolhidos por meio de voto, ou seja, possuem maior número de votos na assembleia geral e, portanto, tem o controle acionário de uma empresa. Pode fazer parte deste grupo uma pessoa, uma família, um grupo de acionistas ou empresa.
Ele poderá direcionar com relação as atividades sociais, o funcionamento da empresa e ainda, é capaz de eleger grande parte dos que administrarão a empresa. Além disso, o acionista controlador responde pelos danos causados pelos atos relacionados a abuso de poder.
A Lei das Sociedades Anônimas é clara com relação as responsabilidades desse tipo de acionista.
É aquele que detém mais de 50% das ações de uma companhia, com direito a voto, podendo ter também o controle acionário. Pode ser um indivíduo ou um grupo que possuem o mesmo objetivo.
São aqueles que, geralmente, não fazem parte dos que controlam a empresa, mas podem ser representantes, conhecer os seus direitos ou mesmo nem saber que são minoritários.
Mesmo não fazendo parte das rotinas da empresa, podem acessar informações com relação ao desempenho futuro dela. Além disso, como sócio poderá participar dos lucros e também, caso queira, vender a sua participação.
A Lei das Sociedades Anônimas possui instrumentos que auxiliam e asseguram certos poderes aos acionistas minoritários.
Participação nos Resultados
Importante lembrar que os acionistas não recebem o lucro em parcelas iguais, pois existem espécies e classes de ações que conferem aos seus donos, maiores vantagens econômicas, em relação a outros investidores.